Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Com todo o meu nariz... Juca Chaves (Antologia)

Principais sucessos do cantor e compositor Juca Chaves estão reunidos nesta coletânea

Jurandyr Czaczkes, mais conhecido por Juca Chaves, é um dos artistas que admiro, principalmente pela inteligência que se reflete em sua obra. Os órfãos do blog “Túnel do Tempo”, encerrado em dezembro de 2010, já devem conhecer esta coletânea, pois foi uma das minhas contribuições que permaneceu um bom tempo disponível. Esta coletânea é quase uma repostagem, portanto, mas também é uma homenagem a esse talentoso artista nascido na cidade do Rio de Janeiro em 22 de outubro de 1936.

Aos 18 anos fundou o grupo Seresteiros de São Paulo, segundo informa o site Museu da TV. Foi quando estourou no Brasil a bossa-nova. Juca gostou e se aproveitou da onda para fazer suas sátiras. Era o final do anos 50 e ele cantava, parodiando o grande ídolo da época, João Gilberto. A carreira profissional foi iniciada na TV Tupi de São Paulo, como fez sempre, cantando e tocando violão. Tinha uma peculiaridade: cantava sem sapatos. Isso mexia com os nervos dos mais velhos, dos diretores, mas Juca não se importava e cantava suas modinhas.
É torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube e até gravou uma marchinha para o tricolor paulista. Em 1960, lançou o LP "As Duas Faces de Juca Chaves", com destaque para as músicas "Por Quem Sonha Ana Maria?" e "Nasal Sensual", numa alusão ao próprio nariz. Gravou depois "Presidente Bossa Nova", uma crítica ao presidente Juscelino Kubtschek, que lhe gerou problemas com a censura. O mesmo aconteceu quando gravou "O Brasil Já vai à Guerra", que se referia à aquisição de um porta-aviões, pelo governo brasileiro. Então, em 1963, após gravar "Dona Maria Tereza", que era o nome da esposa do presidente João Goulart, Juca mudou-se para Portugal.

Pensava fugir da censura, mas teve problemas também com o governo português de Salazar. Transferiu-se então para a Itália, e ficou ao todo 6 anos longe do Brasil. Gravou então:"Lé com lé, cré com cré", que fez sucesso. E gravou suas músicas mais famosas em versão para o italiano, entre as quais;"Naso Mio". Ao voltar para o Brasil, foi contratado pela TV Record, e passou a apresentar o programa;"Juca, Caviar e Mulher". Gravou em 74 o LP "Muito Vivo", com composições bem marcantes, entre as quais; "Caixinha, Obrigado"; "Take Me Back To Piauí", "Paris Tropical". Juca Chaves gravou uma quantidade enorme de músicas e piadas. Em 2006 foi candidato a senador na Bahia,mas não se elegeu. Ele continua fazendo apresentações em todo o país, acompanhando-se sempre com violão ou alaúde. No repertório, algumas dessas canções:

01 - A cúmplice
02 - Take Me Back To Piaui
03 - Por quem sonha Ana Maria
04 - Paris Tropical
05 - Nasal Sensual
06 - Mexa-se
07 - Aquarela de Sonhos
08 - Lé com lé cré com crê
09 - Pequena Marcha para um Grande Amor
10 - Presidente Bossa Nova
11 - Marchinha do São Paulo
12 - Divina cinquentona
13 - Jeová, Jeová
14 - Caixinha, obrigado
15 - Politicos de Cordel
16 - Menina
17 - A semana do João
18 - Votar, Votar
19 - Super Collor
20 - Ah! Se o seu Fusca votasse
21 - Vou Viver num Arco-Iris
22 - Nova República
23 - Meu violão morreu
24 - Auto-retrato
25 - Menina
26 - Piccola marcia Per un grande amore
27 - Per chi sogna Annamaria
28 - Ah, Lucia, se sapessi ...
29 - Vieni con me a Rio
30 - O naso mio!

3 comentários: