Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Renato e seus Blues Caps: Pra sempre (1983)

Disco do grupo, lançado em 1983 pela RCA Victor, é um dos mais obscuros da banda

Gravado pela RCA Victor, este LP talvez seja o disco mais obscuro do grupo Renato e seus Blue Caps, pois não teve a mínima divulgação na época do lançamento em 1983. Isso aconteceu, segundo se informa, porque a gravadora no Brasil estava em fase de mudança em sua direção, e os novos comandantes tinham outras prioridades. O disco acabou caindo no esquecimento, razão pela qual imaginei, até a postagem do álbum, que o mesmo ainda era inédito em CD. Graças ao comentário do amigo Recruta, a quem agradeço publicamente, fui informado que o mesmo foi um dos títulos lançado em CD na série 100 Anos de Música.

A banda foi formada no final dos anos 50 pelos irmãos Renato, Edson e Paulo César, jovens moradores do bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, com o nome Bacaninhas do Rock da Piedade. Por sugestão do radialista Jair de Taumaturgo, o grupo mudou o nome para o atual e definitivo, inspirado no conjunto norte-americano Gene Vincent And His Blue Caps. Tocaram no rádio e em programas de televisão, como Os Brotos Comandam, da TV Rio, apresentado por Carlos Imperial.

Gravaram o primeiro compacto em 1962 e se notabilizaram principalmente pelas versões que faziam de músicas de língua inglesa (a maioria britânicas), como "Menina Linda", versão de "I Should Have Known Better", "Até o Fim", versão de "You Won't See Me" (ambas de Lennon/McCartney) e "Escândalo em família", versão de "Shame And Scandal In The Family" (Donaldson/ Brown), entre outros. Já em 1963 Edson saiu do grupo e iniciou carreira solo com o nome Ed Wilson. Foi substituído por Erasmo Carlos, que teve uma participação breve no grupo, e chegou a gravar como vocalista no primeiro LP da banda. Foi o principal grupo do programa Jovem Guarda, e fez acompanhamento em vários discos de artistas do cast da CBS (atual Sony), como Roberto Carlos e Wanderléa. Em 1966 apareceram em dois filmes: "Na onda do iê-iê-iê" (p&b) e "Rio, Verão & Amor" (colorido).

Renato Barros, que lançou moda na Jovem Guarda com seu cabelo rabo de cavalo, como assinalava Roberto Carlos quando apresentava a banda no programa da TV Record, também é compositor. Teve músicas gravadas por outros artistas, como Roberto Carlos, Ed Wilson, Leno e Lilian, e outros. Neste LP, a banda era formada por Renato Barros (guitarra e vocal), Paulo César Barros (baixo e vocal), Cid Chaves (vocal), Gelson Moraes (bateria) e Marquinhos (Teclados). Confirma as músicas:

01. Renato collection (Através dos tempos)
02. Pra sempre
03. Guerrilheiro do amor (Rock do Flipper)
04. Será?
05. O fogo ainda não acabou
06. Sexo frágil
07. Vamos fundo
08. Sonhos de amor
09. Memórias

Download aqui

5 comentários:

  1. Um dos melhores trabalhos do grupo na minh aopinião, e me permita corrigir, ele foi lançado em CD na série 100 anos de música em 2001.

    Um abraço e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho um disco obscuro, pelo contrário! Apesar de sua pouca divulgação aqui no Ceará esse disco fez um imenso sucesso

      Excluir
  2. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/83ij84p821

    ResponderExcluir
  3. gostei demais! o link tá perfeito! parabens por mais este tesouro!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/75+-+RSBC,1059535080.rar(archive)

      Excluir