Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Livro resgata primeira década do rock brasileiro

Thiago de Menezes é autor do livro “Celly Campello – A Rainha dos Anos Dourados”

“Os pioneiros do rock’n’roll brasileiro – Evolução da música jovem no Brasil – Período 1955 – 1965” é o título do livro que será lançado em São Paulo no próximo 20 de outubro, a partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes, situada na avenida Paulista, 509. A obra, sob a tutela da Editora All Print SP, é do escritor e jornalista paulista Thiago de Menezes, autor de “Celly Campello – A Rainha dos Anos Dourados” e “A Verdadeira Luz del Fuego”, entre outros. Foi ele quem enviou este convite por e-mail. Decidi postá-lo por achar pertinente ao perfil dos amigos internautas.

Menezes é colecionador de discos raros e revistas. Traz em sua bagagem profissional uma série de entrevistas para programas de TV e Rádio. “Agora, diretamente de seu precioso arquivo jornalístico e fonográfico, trazemos a lume esta obra que inclui raros temas dos primórdios do rock brasileiro. Será objeto de pesquisa para as novas gerações que desejarem conhecer a verdadeira evolução da música jovem no Brasil”, declara a jornalista Baby Garroux no press release que acompanha o convite de lançamento da obra.

A julgar pelo título, tudo indica que o ponto de partida do livro é a gravação do primeiro rock no Brasil em 1955 pela saudosa Nora Ney (20/03/1922 – 28/10/2003), até então conhecida intérprete de sambas de fossa, como “Ninguém me ama” e “De cigarro em cigarro”. Ela gravou em novembro pela gravadora Continental a música “Rock Around the Clock”, sucesso do Bill Harley e seus Cometas. A canção – postada neste blog em 13 de julho último em comemoração ao Dia Mundial do Rock - foi gravada na letra original, mas o título foi transformado em “Rondas da hora”. A artista entrou para a história com este registro que, por ironia do destino, foi o único rock do seu vasto repertório, mas abriu as portas para o início dos chamados Anos Dourados no Brasil.

2 comentários:

  1. Chico;
    Me interessei pelo livro! Será que estará â venda
    No Rio De Janeiro?
    Abs!
    Miguel

    ResponderExcluir
  2. mas e ai Tio Chico,tem o livro pra baixar? abraços. :)

    ResponderExcluir