Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Albert Pavão lança 2ª edição do livro sobre rock


Recebi este convite, elaborado pelo RStone, do amigo Recruta, a quem agradeço, e achei que deveria compartilhá-lo com você, que tem interesse em aprofundar seu conhecimento sobre os 10 primeiros anos do rock brasileiro. Trata-se do lançamento da segunda edição, ampliada e atualizada do livro “Rock brasileiro – 1955/1965", no próximo dia 3 de dezembro no Restaurante Ed Carnes, do cantor Ed Carlos, em São Paulo. Quem puder, apareça por lá, porque o programa é imperdível. O autor do livro é o cantor e compositor Albert Pavão, um dos pioneiros do rock nacional, ao lado da irmã, a saudosa Meire Pavão. Na primeira edição, o autor apresenta suas explicações sobre a obra:

“Este livro focaliza a música jovem feita no Brasil no período 1955/65 e está dividido em 3 partes: trajetória, personagens e discografia do rock brasileiro. Inicialmente é abordado o surgimento do rock and roll nos Estados Unidos, no começo dos anos 50, sua chegada ao Brasil, os primeiros roqueiros brasileiros, até se chegar ao ano de 1965, quando o programa de TV Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, consagra o rock patrício como campeão de popularidade. Em seguida, são apresentados os principais protagonistas da história do rock tupiniquim, dos pioneiros até a turma do “lê, iê, iê”. Finalmente, uma discografia bastante abrangente, que foi elaborada com a participação dos principais colecionadores de discos de rock do Rio de Janeiro e que registra cerca de 400 intérpretes que gravaram rock, correspondendo a mais de 5.000 gravações.

O principal objetivo deste trabalho é o de resgatar fatos e nomes desse período pouco estudado pelos críticos musicais e historiadores de rock, mas que foi sumamente importante por gerar o movimento Jovem Guarda e, em consequência, colaborar para a mudança que se verificou na música popular brasileira, através da adoção de instrumentos elétricos e eletrônicos - anteriormente predominantes nos grupos de rock - e da disseminação de um estilo mais pop, calcado especialmente em baladas. (...)

Para finalizar, cabe ressaltar que a principal fonte utilizada para escrever este livro foi o acervo do projeto “Memória do Rock Brasileiro”, existente no Museu da Imagem e do Som de São Pauto (MIS-SP). que foi coordenado por mim, nos anos de 1984 e 1985, e que se constitui num conjunto de depoimentos gravados com mais de 50 figuras ligadas ao rock dos anos 50 e 60. Busquei ainda o auxílio de publicações especializadas, sem falar, certamente, da minha própria experiência pessoal, vivenciada a partir de 1960 nos programas de rádio e TV de São Paulo, como cantor e compositor.”

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Rock Brasileiro – 1955 – 1965”
Dia 03 de dezembro de 2011 (Sábado)
Local: Restaurante Ed Carnes
Endereço: Rua Teodoreto Souto, 292 - Cambuci - SP

Um comentário:

  1. Caro Chico, deixei meu agradecimento à você por esta iniciativa lá na comunidade e espero que vocês esteja conosco neste encontro.
    Boa semana!

    ResponderExcluir