Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

14 canções para entender a aversão ao Natal

Coletânea "Verso & Reverso" apresenta 14 canções "intocáveis" em festas natalinas


Assim como Eva, que caiu em tentação ao comer o fruto proibido no Jardim do Éden, foi impossível resistir o desejo de compartilhar com vocês a postagem feita pelo amigo Rubens Stone, o RStone, na comunidade MC&JG. Pra quem não sabe, o RStone também é um dos comunicadores da Web Rádio Túnel do Tempo, nossa parceira, a quem aproveito o espaço para agradecer aos amigos de lá pela referência generosa e constante do meu nome e do "SanduícheMusical" na programação. Tô ficando famoso. Valeu!!!

O Stone apresenta uma coletânea de "canções natalinas" nada convencional. Veja o repertório e entenda porque decidi tornar pública uma joia como esta, mantendo o link para download deixado por ele, a quem agradeço por compartilhá-la, na comunidade MC&JG. Com a palavra, o RStone:

* "Época de Natal: ruas repletas de carros, trânsito engarrafado, shoppings lotados, a música açucarada das canções natalinas que toca intermitentemente aonde quer que você vá, é jingle Bells pra cá, é jingle Bells pra lá, a mesma coisa de sempre... Enfim, o Natal não é para todos.

E as canções natalinas? Dessas ninguém está imune. Você pode evitar os transtornos do trânsito, as lojas cheias de pessoas, basta não sair de casa, mas das músicas de Natal, nem se escondendo debaixo da cama. Já que não se tem como escapar das canções natalinas, que tal, pra variar, curtir algumas músicas que tiram um sarro do Natal?

Para isso, segue uma seleção de 14 canções para aqueles que têm aversão às músicas natalinas tradicionais. De Adoniran Barbosa à Jimmy Whiterspoon, do grupo punk Garotos Podres ao antropofágico Joelho de Porco, estes artistas apresentam uma visão diferente do Natal em canções bem-humoradas e/ou debochadas que vão na contramão do fraterno e moroso espírito natalino. Confira.

01 - “Véspera de Natal” – Adoniran Barbosa (1974)

Um conto de Natal bem-humorado. O samba-canção do mestre Adoniran fala do pai que, fantasiado de Papai Noel, fica entalado no buraco da chaminé.

02 - “Papai Noel Velho Batuta” – Garotos Podres (1985)

O punk paulistano dos Garotos Podres não deixa margem para dúvidas: Papai Noel presenteia os ricos e rejeita os pobres, por isso, os punks querem mais é a cabeça do bom velhinho.

03 - “Don’t Believe In Christmas” – The Sonics (1965)

Pérola do rock garageiro dos anos 60, essa música fala do trauma infantil de um garoto que passa o Natal de mãos abanando, sem presentes, sem nada.

04 - Christmas At Ground Zero - Weird Al Yankovic (1986)

O grande humorista Weird Yancovic, que já parodiou todo mundo em canções, de Elvis a Michael Jackson, mostra nessa canção o barato que é passar um Natal sob um bombardeio nuclear. Vixe!

05 - Christmas Blues - Canned Heat (1969)

Os caras do blues nunca foram muito afeitos a compor músicas natalinas, mas essa canção do Grupo Canned Heat fala do quanto é triste passar um Natal sem, digamos, um cobertor de orelha, entende?

06 - Fairytale Of New York - Pogues (1988)

O grupo The Pogues sacaneou de vez o Natal: “enfia esse Natal lá... e espero que seja o seu último!” Mais singelo (e direto) impossível.

07 - I Hate To See Christmas Come Around - Jimmy Whiterspoon (1947)

O grande bluesman Jimmy Whiterspoon gravou essa beleza de canção em 1947, tomado de raiva porque as festas natalinas daquele ano se aproximavam, e ele já sabia que ia passar mais um Natal sem comer peru. É ruim, hein?

08 - Hating You For Christmas - Everclear (1997)

Levar um pé-na-bunda não é lá muito legal, pior ainda no Natal.

09 - Super Sunny Christmas - Redd Kross (1997)

Mulheres de biquíni rebolando na praia, rock, sol e curtição. Isso sim é um Natal perfeito.


10 - Merry Christmas (I Don't Want To Fight Tonight) - Ramones (1989)

Não custa fazer uma pequena trégua nas intermináveis brigas de casal nessa época do ano, afinal, está no ar o espírito natalino. É o que propõe o grupo Ramones nesse rock fabuloso.

11 - Bizarre Christmas Incident - Ben Folds (1984)

Um jeito bacana de narrar um pequeno incidente natalino de percurso : foi encontrado o cadáver de um Papai Noel, morto em pleno trabalho, o bom velhinho foi soterrado por uma avalanche de neve, enquanto transportava presentes para esquiadores na região de Aspen.

12 - Drinkin' Up Christmas - Dwarves (2005)

Esses roqueiros pervertidos do grupo Dwarves cantam as peripécias de um Papai Noel bêbado e desempregado, um verdadeiro borrachon.

13 - Won't Be Home For Christmas - Blink 182 (s/d)

Para não ter que aturar parantes chatos na famosa Noite de Paz, o cara já vai avisando, direto e reto: não estarei em casa no Natal.

14 - Noite De Natal - Joelho de Porco (1984)

O romance do boa-pinta Joaquim Ferreira Prado com Anita, moça prendada filha de família judia tradicional que, só autoriza o namoro se o rapaz se submeter à uma circunscisão, e esquecer os seus princípios cristãos, inclusive as bebedeiras da Noite de Natal."


* Fonte: Comunidade MC&JG

Download aqui

Um comentário:

  1. Adorei o post, já que "espírito natalino" não faz parte do meu ser hehehe.
    Won't Be Home For Christmas, da Blink 182, é de 2001.

    ResponderExcluir