Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coletânea - Grandes sucessos Chantecler (1966)

Principais intérpretes do selo Chantecler estão reunidos neste álbum lançado em 1966

Os amigos cultos e ocultos, como diz o Augusto, do blog Toque Musical, percebem que gosto de coletâneas. É verdade. Apesar de não ter explicação definida por essa preferência, que também recai sobre os compactos simples e duplos, nunca deixo de conferir as prateleiras de LPs e CDs de coletâneas. Acredito que a origem foi o hábito de acompanhar na adolescência a série "As 14 Mais", da CBS, que muitas vezes trouxe lançamentos de Roberto Carlos, Wanderléa, Renato e seus Blue Caps, Leno e Lilian, Jerry Adriani, e tantos outros presentes até hoje. Foram 29 volumes entre 1960 e 1979. Uma das vantagens que as coletâneas nos oferece é a possibilidade de ouvir vários intérpretes numa só tacada.

Este LP reúne cantores da chamada Velha Guarda - ou Melhor Guarda, numa alusão a Melhor Idade, atribuída a quem tem mais de 60 anos. A verdade é que o comprei há mais de 10 anos para atender ao pedido da minha irmã. Ela sabia cantar a música "Tango Triste" - que ouvia na infância pelo rádio e não tinha a mínima ideia de quem seria o intérprete. Ela me questionou a respeito, e gargalhamos quando respondi que não conhecia a música e nem sabia quem era o cantor, pois não é do meu tempo, apesar da diferença de apenas três anos entre nós. Mesmo assim, durante anos, procurei pelas duas respostas. Até que achei este álbum a venda no Mercado Livre. Conferi o título "Tango triste", interpretado por um cantor, Haroldo José, e comprei sem saber se, de fato, era a música que procurava. "Tango Triste" também foi gravada em 1960 pela cantora Leila Silva, presente neste álbum com "Não sabemos", da mesma época.

Felizmente, tive sorte, e minha irmã a reconheceu assim que começou a ouvir. O repertório deste "Os Grandes Sucessos Chantecler", lançado em 1966, é formado por hits do final dos anos 1950 e início dos 1960. A relação das faixas, a primeira vista, me pareceu estranha, pois só conhecia "Poema", com Renato Guimarães. Foi só colocar o vinil na pick-up e constatar que conhecia parte do repertório, me remetendo a uma viagem ao tempo em que as emissoras de rádio eram populares fontes de entretenimento. A música, assim como o odor - seja qual ele for - tem a magia de nos transportar para fatos passados. Mas como o tempo não para, é melhor seguir em frente, e conferir o repertório:

01 - Cláudio de Barros - Cinzas do passado
..... (Cláudio de Barros)
02 - Haroldo José - Tango triste
..... (Oswaldo Souza - Haroldo José)
03 - José Orlando - Alma de boêmio
..... (Tião Carreiro - Benedito - Seviéro)
04 - Renato Guimarães - Poema
..... (Fernando Dias)
05 - Tito Martinez com declamação de Moraes Sarmento - Luar de Vila Sônia
..... (Paulo Miranda)
06 - Lurdinha Pereira - Lembrança
..... (José Fortuna)
07 - Loiva Terezinha - A mamadeira
..... (Osmar Safeti - vs: Demosthenes Gonzales)
08 - Poly - Noite cheia de estrelas
..... (Cândido das Neves "Índio")
09 - Cláudio de Barros - Teu desprezo
..... (C. Barros - Geraldo Blota - Serafim C. Almeida)
10 - José Orlando - Somente tu
..... (Luiz de Castro)
11 - Orlando Dias - Por uma noite ainda
..... (Cid Magalhães)
12 - Leila Silva - Não sabemos
..... (Rubens Caruso)
13 - Heleu Araújo - Capricho cigano
..... (Mário Zan - Messias Garcia)
14 - Loiva Terezinha - Olá, você por aqui?
..... (Demosthenes Gonzales)

Download aqui

5 comentários:

  1. Este blog maravilhoso me faz recordar um tempo em que meus pais chegavam de uma loja de discos e felizes, me mostravam o último "compacto ou LP" que haviam comprado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Já que você gostou desse volume 1, que tal o volume 2?
    Tem aqui no blog do Carlão. Imperdível!

    http://www.baudelongplaying.com/archives/2069

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Link inválido. Fineza impostar novamente.

    ResponderExcluir
  4. Bom demais seu Blog. Vou divulgar no meu Facebook. Parabéns e sucesso. Meu abraço.

    ResponderExcluir