Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Carlos Gonzaga - EP K-TEL (1980)

Carlos Gonzaga, um dos pioneiros do rock nacional, gravou o primeiro disco em 1955

Este deve ser o último disco do cantor Carlos Gonzaga, um dos pioneiros do rock brasileiro, com produção artística de outro contemporâneo, o saudoso cantor e compositor Wilson Miranda. A única discografia mais confiável do artista na internet é a do portal Jovem Guarda. Mesmo assim, a relação é encerrada em 1979, sem menção a este EP de 1980, lançado pela K-Tel. Ele voltou aos estúdios para regravar "Diana", seu maior sucesso, na coletânea "30 anos de Jovem Guarda", em 1995, e no CD "Reencontro com The Clevers" em 2009. Pelo que consta, ele mora aqui em Santo André, mesma cidade que eu, já que em 2005 participou do programa Cidade Nota 10, da Rede Bandeirantes, representando Santo André, de quem recebeu em 2006 o título de "Cidadão Andreense".

Carlos Gonzaga, de acordo com o Wikipédia, nasceu na cidade mineira de Paraisópolis em 10 de fevereiro de 1926. Mudou-se para Campos do Jordão (SP) aos 17 anos e iniciou a carreira cantando guarânias e boleros. Gravou o primeiro disco - um 78 RPM com "Anahi" e "Perdão de Nossa Senhora" - em setembro de 1955, um mês após a morte da Carmen Miranda. Incorporou o rock'n'roll ao seu repertório em 1957 com a gravação de "Meu Fingimento" ("The Great Pretender"), sucesso do The Platters em versão de Haroldo Barbosa. O êxito absoluto aconteceu no ano seguinte com a gravação de "Diana", uma versão de Fred Jorge para a original de Paul Anka. A partir daí, veio uma sucessão de hits, a maioria versões, principalmente do Paul Anka e Neil Sedaka, de quem regravou "Oh, Carol", outro grande êxito fonográfico.

Merece destaque o sucesso com a versão em português da música tema da série de TV "Bat Masterson", provavelmente o mais famoso no estilo Bang-Bang dos que foram exibidos na televisão brasileira nos anos 1960. Além de cantor de rock, Carlos Gonzaga gravou mais de 20 marchinhas para o carnaval, entre as quais "Coração de Jacaré", de J.Nunes e Dam Jorge, cantada até hoje nos bailes: "Trocaram o coração da minha sogra/Puseram o coração no jacaré/ Sabe o que aconteceu?/ A velha se mandou e o jacaré morreu". Ao longo da carreira, Gonzaga fez shows por todo o país e é reconhecido internacionalmente, se apresentando nos principais palcos da América Latina. No cinema, atuou em "Virou Bagunça", e - não posso afirmar - hoje é evangélico, segundo comentário de um amigo. O melhor agora é ouvi-lo:

01 - O amor mais lindo
..... (Jean Pierre - Danny - Ju Marcondes)
02 - Andorinha do amor
..... (Rodolfo Vila - Marcelo da Nave)
03 - Felicidade e não saudade
..... (Tony Bernard - Grego)
04 - Ser leal (Honesty)
..... (Billy Joel - vs: Alf Soares)

FICHA TÉCNICA

Produtor fonográfico: K-Tel do Brasil
Arranjos e regências: Daniel Salinas
Estúdio: K-Tel SP
Técnico de gravação: Dézinho
Foto: Oswaldo Micheloni
Arte: Jura
Produção artística: Wilson Miranda

3 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/zpB8aLfa/171_-_CG.html

    ResponderExcluir
  2. Caro Chico, excelente postagem. Não conhecia a versão de "Honesty" (Billy Joel) com Carlos Gonzaga. Muito grato!

    ResponderExcluir