Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Topo Gigio - O calhambeque (EP Philips 1969)

Topo Gigio se transformou em ícone da garotada na virada da década de 1960 para 1970

Quem viveu no final dos anos 1960 deve se lembrar do ratinho Topo Gigio, personagem de programa infantil criada na Itália em 1958 por Maria Perego, e que apareceu no Brasil pela primeira vez no programa Mister Show, na Rede Globo, em 1969. Ele dividia a telinha com o ator e humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos, como revistas, chaveiros, bonecos e canecos, entre outros, foram lançados com a estampa do ratinho, que também despertou o interesse da indústria fonográfica. Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música "Meu Limão Meu Limoeiro", incluída no compacto duplo "Topo Gigio nº 1", que trazia ainda um pout-pourri junino ("Cai, Cai Balão", "Capelinha De Melão" e "Sonho De Papel"), "A Tramontana (La Tramontana)" e "Chove Chuva", sucesso de Jorge Benjor. O EP vendeu mais do que sorvete em dia de calor e credenciou o ratinho a gravar este volume 2, sem o mesmo sucesso do disco anterior. A voz do personagem no Brasil era de Peppino Mazzullo, conforme informa o disco.

O compacto se destacou pelo hit "O Calhambeque", versão de Erasmo Carlos para "Road Hog", de Gwen e John D. Loudermilk, gravado por Roberto Carlos. A novidade, desta vez, é a participação do Agildo Ribeiro no "Diálogo de boa noite", sempre presente no script de encerramento do programa. Era o momento em que Agildo mandava Topo Gigio "pra caminha" e dava um beijinho de boa noite no ratinho. Na tela da TV, Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era esse gurizinho adorável. Agildo perguntava "Já escovou os dentinhos" e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico "djááá". Segundo o site Mofolândia, o programa causou um certo alvoroço quando alguns pisicólogos e educadores acusaram o personagem de só incentivar o lado bom das crianças, deixando de lado a agressividade e a maldade, necessárias para equilibrar a formação da personalidade infantil. A série deixaria a TV brasileira em 1971.

Em 1983, o personagem voltaria a TV, dessa vez na TV Bandeirantes, com o programa "Boa Noite, Amiguinhos", que passou despercebido. Em 1987, nova tentativa, agora com um novo partner para Topo Gigio, o ator Ricardo Petráglia. Novamente não houve a repercussão esperada e o personagem foi novamente retirado do ar. Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa "Zorra Total", mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberá-lo. Quem sabe, um dia, o teremos de volta na TV. Enquanto isso, o melhor é relembrar esses doces momentos da infância de muita gente. Confira:

01 - O calhambeque (Road hog)
..... (Gwen - John Loudermilk - vs: Erasmo Carlos)
02 - Nesta rua
..... (Adapt. e arranjos de Erlon Chaves - Pitti)
03 - Ó sole mio
..... (Di Capua - Capurro)
04 - Diálogo de boa noite
..... (Participação especial de Agildo Ribeiro)

11 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/7UedwlwL/181_-_TG.html

    ResponderExcluir
  2. Chico, impressionante esses resgates que voce está fazendo de nossa história. Eu volto a minha adolescencia quando acesso esse blog. Muito obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Assim como você, eu também retorno a minha adolescência quando seleciono e ripo os discos postados. Isso é muito bom. Abs.

      Excluir
  3. Valeu, pela excelente postagem pois não se encontra muita coisa do Topo Gigio antigo dos anos 60 na internet, tinha um compacto e agora esse, formando 8 músicas do LP, o LP de 1969 do Topo Gigio eu tenho completo são 11 músicas, se você não tem e quiser eu dou um jeito de mandar para você postar. Tenho 2 discos transformados em CD que nunca vi na internet e gostaria de dividir com todos, só que não tenho blog ou como postar, os 2 LPs são, esse Topo Gigio de 1969 e o outro é o Ton Graça e Carlos Costa de 1973, da gravadora Chantecler, é um disco incrível de MPB, não sei porque ninguém ainda postou ou é muito raro ou ninguém conheçe, mas quem gosta de MPB e ouvir vai adorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willians: é verdade. Não se encontra muita coisa do Topo Gigio dos anos 60 na net. Eu só tenho este compacto. Poxa ... seria maravilhoso se puder disponibilizar os álbuns mencionados. Postarei no blog com o maior prazer. Eu não conheço o Ton Graça e Carlos Costa, mas estou curioso para ouvi-los, e agradeço antecipamente por sua gentileza em querer dividir conosco. Ficarei no aguardo. Valeu!!! Abs.

      Excluir
  4. Parabéns e muito obrigado por resgatar tesouros que o dinheiro não compra! Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por salvar estas autênticas relíquias da música, e permitir sua divulgação! Os meus parabéns por seu excelente trabalho!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigo, poderia re-upar, por que este link não mais funciona..grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/181+-+TOPGGIO,1196129611.rar(archive)

      Excluir