Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

V Festival da Música Popular Brasileira (EP 1969)

Compacto duplo se destaca pelas composições de Adoniran Barbosa e Martinho da Vila

Já que estamos em clima de Festival da Record, nada como postar mais este raro EP da RCA Victor com quatro músicas participantes do V Festival da Música Popular Brasileira em 1969. Sem o mesmo glamour das quatro edições anteriores, este foi o último realizado pela TV Record, e se caracterizou pela proibição do uso da guitarra elétrica no acompanhamento das músicas concorrentes. Paulinho da Viola, com sua belíssima "Sinal fechado", foi o grande vencedor do certame, seguido por "Clarisse", de Eneida e João Magalhães, interpretada por Agnaldo Rayol, e "Comunicação", de Edson Alencar e Hélio Matheus, defendida por Vanusa, na terceira colocação. Infelizmente, não sei quais foram os intérpretes originais no festival das quatro canções reunidas neste compacto duplo. Se alguém souber, por favor, me informe.

É interessante observar que entre elas estão "Despejo na favela", do nosso saudoso Adoniran Barbosa, na voz do Nerino Silva, e "Samba do paquera", de um novato cantor e compositor que começava a fazer sucesso, Martinho da Vila, interpretada pelo Brasil Ritmo 67 e As "3 Mais". O EP também traz "Não interessa", de Geraldo Babão, com Os Originais do Samba, e "Gostei de ver", de Eduardo Gudin e Marco Antonio da Silva Ramos, na interpretação da Elizabeth Viana. Se você se interessou pelo disco, aproveite e baixe também o outro compacto da RCA - com capa similar a esta - postado aqui. Antes, porém, confira este que também vale a pena ouvir:

01 - Originais do Samba - Não interessa
..... (Geraldo Babão)
02 - Elizabeth Viana - Gostei de ver
..... (Eduardo Gudin - Marco Antonio da Silva Ramos)
03 - Nerino Silva - Despejo na favela
..... (Adoniran Barbosa)
04 - Brasil Ritmo 67 e As "3 Mais" - Samba do paquera
..... (Martinho da Vila)

7 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/fvtV-rwp/178_-_VFMPB.html?

    ResponderExcluir
  2. Caramba, mais uma raridade. Vamos apreveitar enquanto o lobo não vem, como disse o Chico "Chame o ladrão, chame o ladrão". Estão querendo acabar com uma das grandes alegrias das pessoas hoje em dia: ligar um computador e encontrar belezas como essa para baixar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willians

      Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que a postagem lhe agradou. Esteja sempre a vontade, ou até quando "os donos do mundo" permitirem. Abração.

      Excluir
  3. É verdade. Quando uma gravadora iria relançar um disco como esse?? Se não fosse os blogs que fazem um trabalho maravilhoso de resgate das músicas, nunca teríamos a oportunidade de ouvir novamente essas músicas. Viva os blogs!Viva a internet!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Wilton

      É isso mesmo. Tenho muitos títulos que jamais suspeitei um dia possuir, graças ao maravilhoso trabalho dos amigos blogueiros. Com sua permissão, eu também engrosso o côro dos que reverenciam os blogs e a internet. Abração

      Excluir
  4. Chico, gostaria de enviar a você alguns discos que tenho (já digitalizados e com imagens da capa e rótulo). Pra qual "depósito" posso enviar? Um abraço e parabéns pelo blog. Sou da geração do "Lado obscuro da Jovem Guarda", dos Megatons, Bobby di Carlo e fiquei feliz por encontrar aqui algumas memórias. Abraço! (use o aurolucio90@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa ... que ótimo!!!
      Você pode mandar as contribuições para sintoniamusikal@gmail.com
      Agradeço desde já.
      Abs

      Excluir