Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Claudia canta en castellano (CS Fermata - 1969)

Claudia canta versão de "Goodbye", hit de Mary Hopkin composto por Lennon e McCartney

Muita gente conhece as interpretações de “Adeus” - versão de “Goodbye”, sucesso de Mary Hopkin – por Nalva Aguiar e Silvinha Araújo. Mas alguém já ouviu a versão em castelhano na voz da brasileiríssima Claudia (agora Claudya)? Pois a cantora gravou em 1969 um compacto simples com “Adeus” e “Gosto de ser como sou” para o mercado brasileiro e outro com as mesmas músicas em castelhano na Argentina. Comprei o disco com a capa tradicional da Fermata, sem a foto da cantora. A imagem acima é apenas ilustrativa, criada especialmente para o post.

A cantora estreou aos nove anos em um programa de calouros na Rádio Sociedade de Juiz de Fora, onde cresceu. Aos treze foi crooner do conjunto Meia-Noite que animava as festas e bailes da região. Desenvolveu sua carreira em São Paulo na década de 60. No início, participando do programa O Fino da Bossa. Em 1969, venceu o I Festival Fluminense da Canção, defendendo a música "Razão de Paz para Não Cantar" (Eduardo Lage e Alésio de Barros). Ela também participou de diversos festivais no exterior, inclusive Japão, Grécia, Espanha, México e Venezuela, tornando-se cantora mais premiada fora do que dentro do Brasil. Gravou mais de vinte discos e foi recordista de vendas.

Entre seus maiores sucessos estão as músicas "Com mais de 30", composição de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, e "Jesus Cristo", regravação que – para muitos – é superior a original do Roberto Carlos. O grande momento de sua carreira se deu em 1983, quando estrelou o musical "Evita", uma superprodução mundial encenada em vários países e que ficou mais de dois anos em cartaz no Rio e São Paulo. Depois de "Evita", continuou se apresentando em casas noturnas e participando de shows e gravações. Em 1998 gravou um excelente disco com músicas de Taiguara, uma homenagem ao compositor de quem era muito amiga. Cláudya continua na ativa.

01 – Adios (Goodbye)
..... (John Lennon - Paul McCartney – vs: Ben Molar)
02 – Me gusta ser como soy (Gosto de ser como sou)
….. (M. Albanese – C. Pereira – vs: S. René)

2 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/KVtfAr-e/215_-_CCC.html

    ResponderExcluir
  2. Chico, obrigadão amigo, pela raridade!!! Nem sabia que Cláudia havia gravado em espanhol. Valeu!!!

    ResponderExcluir