Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012

Márcio Greyck - Pés no chão e coração nas nuvens

LP do Márcio Greyck, produzido por Durval Ferreira, foi lançado em 1987 pela Tropical

Eis um obscuro álbum do Márcio Greyck, lançado em 1987 pelo desconhecido selo Tropical. Acredito que este LP deve ser renegado pelo próprio cantor e compositor. Não existe uma única referência sobre o mesmo na discografia e na biografia disponíveis no site do artista. O disco, porém, não é merecedor deste tratamento, pois segue o mesmo padrão dos anteriores, com boa produção, arranjos bem feitos e repertório predominantemente romântico. Exceção seja feita para a faixa-título "Pés no chão e coração nas nuvens", que gostei muito. Além disso, o artista mantém o nível de bom intérprete, e traz no repertório canções que poderiam emplacar, caso divulgadas.

Mineiro de Belo Horizonte, onde passou a infância e a adolescência, Márcio gravou o primeiro disco na Polydor, em 1967, um compacto simples com uma versão de "Eleanor Rigby" (“Minha Menina”), de Lennon e McCartney, e também sua primeira composição “Venha Sorrindo”, seguindo uma série de três Lp’s. Ao mesmo tempo assina contrato exclusivo com a TV Tupi, após ter se apresentado no famoso programa de Bibi Ferreira, dirigido por Péricles Leal e Roberto Jorge, e passa a atuar em todos os programas musicais daquela emissora, inclusive apresentando o seu próprio programa (O mundo é dos jovens) ao lado da cantora Sandra na extinta TV Tupi de São Paulo, cantando e gravando canções dos Beatles. O cinema também o descobriu e participou de dois filmes: "Em ritmo jovem" e "O amor em quatro tempos".

O grande sucesso só ocorreria no início dos anos 70, agora contratado da CBS (Sony Music), onde grava “Impossível acreditar que perdi você”. Na sequência, outro hit: “O mais importante é o verdadeiro amor”, seguido de outros sucessos como “O infinito”, “Quando me lembram você” e “Não sei onde te encontrar”. Como autor, Márcio tem canções gravadas por vários artistas, inclusive por Roberto Carlos, que incluiu “Tentativa” e “Vivendo por viver” em seu repertório. Outro grande êxito fonográfico aconteceu em 1981, quando voltou aos estúdios e gravou “Aparências”, de Cury e Fatha, originalmente composta para Roberto Carlos, que não a aproveitou. Sorte do Márcio, pois o sucesso atravessou fronteiras e resultou em discos gravados em espanhol. Em 1983, participa do 23º Festival Internacional de Vinã del Mar no Chile e ganha o troféu (Gaviota de Plata ) com a canção ("Yo te agradezco") de Mauricio Duboc e Carlos Colla.

Em 1984, segundo relato em seu site, o cantor - "totalmente desmotivado" - decidiu parar com tudo e se isolou em seu sitio em Saquarema. Só recuperou a motivação em 1997, quando lançou pelo selo Albatroz o CD "No tempo, no ar e no coração" (veja foto acima), título de uma canção de sua autoria em parceria com Paulo Sérgio Valle. Na verdade, como comprova o post, houve o lançamento deste álbum nesse período sabático, e talvez pela desmotivação não se deu ao trabalho de divulgá-lo. Ele também figura em 2003 como compositor e produtor na trilha sonora da novela “Malhação", da TV Globo, em parceria com o seu filho caçula "Bruno Miguel" que a interpreta, chamada "Faz assim". Participa, ainda, do CD “O pulo do gato”, produzido por Leno, cantando “Uma palavra amiga” (sucesso de Roberto Carlos) em homenagem ao compositor Getúlio Cortes. Márcio recebeu recentemente das mãos de Silvio Santos a coroa de prata no programa “Rei Majestade”, do SBT, e se mantém na ativa, cantando e revivendo os seus grandes sucessos. Enquanto isso, ouça este disco que, para muitos, terá sabor de "inédito":

01 - Põe um beijo em minha boca
..... (Ed Wilson - Cury)
02 - Amante solidão
..... (Márcio Greyck - Ary de Assis)
03 - Essa mulher
..... (Márcio Greyck - Ary de Assis)
04 - Sim
..... (Márcio Greyck - Carlos Colla)
05 - Depois se vá
..... (Nenéo)
06 - Pés no chão e coração nas nuvens
..... (Márcio Greyck - Carlos Colla)
07 - Quem é ela?
..... (Fernando Adour - Ricardo Magno)
08 - Será que ela pensa em mim?
..... (Márcio Greyck - Ary de Assis)
09 - Desencontro
..... (Nenéo)
10 - Um tempo
..... (Ed Wilson - Carlos Colla)

15 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?e5hct0menioq692

    ResponderExcluir
  2. Oi Chico
    boa postagem, principalmente pela raridade. Eu confesso que não conhecia esse disco. Um abraço
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hedson

      É bom saber que gostou. Sua opinião tem grande valia. Muito obrigado.

      Abs

      Excluir
  3. chico grande resgate,homen nao conhecia este lp,tu nao tem no teu bau o lp de 1974 do mg.valeu yury roque morrinhos ce-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuuh

      O Rubens Stone, um dos apresentadores da web rádio Túnel do Tempo, nossa fiel parceira, já postou o LP de 1974 na Comunidade MC & JG. Agradeço a ele pela gentileza. O link fornecido por ele é este:

      http://www.4shared.com/file/aPghknEi/marciogreyck_1974_.html

      Excluir
  4. Gente, que tremenda raridade. Lendo os comentários, acho que nem o Marcio Greyck tem o disco. Você está arrasando com esse blog. Parabens Chico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilton

      Como sempre, você é a gentileza em pessoa. Muito obrigado.

      Abs

      Excluir
  5. Chico
    Esse eu também coloco na conta dos "lançamentos" adquiridos....não sabia da existência desse álbum......obrigado, irmão.
    Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha sempre, Araújo. O espaço é nosso!!!

      Abs.

      Excluir
    2. Acabei de ouvir o disco, e realmente é um grande achado. O disco é muito bom, e infelizmente ficou esquecido. Se não fosse esse blog, e sua gentileza em compartilhar, eu nunca iria ter a oportunidade de conhecer esse excelente trabalho do Márcio Greyck.
      Mais uma vez muito obrigado Chico

      Excluir
  6. Caro Chico,
    Você realmente nos surpreende a cada dia com essas excelentes postagens.
    Esse blog é, simplesmente, MARAVILHOSO!
    Um abraço,
    Zelito

    ResponderExcluir
  7. eu tive esse disco , depois nas debandadas da vida deixei de ter , agora tenho de novo, tinha só umas musicas soltas dele, valeu !!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. É possível repostar por favor?

    Silvia

    ResponderExcluir
  9. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/DHQICT1G/231_-_MarGrey.html

    ResponderExcluir
  10. Puxa Chico, se eu já era fã do teu blog, agora sou mais ainda.
    Obrigada pela gentileza de prontamente atender meu pedido.
    Vida longa ao Sintonia e a vc.

    Um abraço,
    Silvia

    ResponderExcluir