Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

Paul Anka at the Copa (ao vivo - LP de 1960)

Paul Anka, ainda garoto, foi um dos principais ídolos da juventude no início dos anos 60

Apesar da minha resistência de postar discos internacionais, achei que deveria abrir exceção a este do Paul Anka, gravado ao vivo no Copa, de Nova York, em 6 de julho de 1960. Na época, o cantor e compositor canadense tinha apenas 19 anos. O lógico seria um post do grupo The Monkees em homenagem ao cantor Davy Jones, vocalista da banda, que morreu ontem aos 66 anos. Vi que muitos blogs fizeram isso com competência, e optei por este que estava há muito tempo na lista de espera. O Copa, nightclub onde Anka se apresentou, foi inaugurado em 1941, e teve um filme - "Copacabana" - ambientado em suas instalações em 1946. É estrelado pelo humorista Groucho Marx e pela nossa Carmen Miranda - repare no desenho estilizado da Pequena Notável na foto da capa deste LP. É o mesmo usado 15 anos antes no longametragem.

Este disco já estava bem usado quando o comprei num sebo em São Paulo nos anos 1970. Fiz o possível para reduzir os ruídos. O resultado final não é ruim, mas infelizmente a terceira faixa – "My heart sings", música que ficou conhecida no Brasil como “Meu coração canta”, nas vozes de Carlos Gonzaga e Wanderléa – apresenta um pequeno defeito. Procurei na Net pra ver se conseguia encontrar esta faixa, mas o trabalho foi infrutífero, pois o disco não se encontra disponível na rede para download - pelo menos não o encontrei. Quem sabe, um dia, consigo substituí-la por uma gravação melhor. Mesmo assim, nada impede o ouvinte de sentir o clima do disco, apresentado para uma plateia bem comportada, sem aquela histeria que se nota hoje dos fãs nos shows de jovens cantores.

Paul Anka começou a cantar, primeiramente no coral da Igreja Ortodoxa Síria Santo Elias em sua cidade natal. Como estudante da Fisher Park High School de Ottawa, fez parte de um trio chamado Bobby Soxers. Com 14 anos, gravou "I Confess", encorajado pelos seus pais. Em 1957, Anka foi para Nova York onde fez um teste para a ABC, cantando uma canção de amor que escrevera para uma babá, Diana Ayoub. A canção, "Diana", trouxe um estrelato instantâneo a Paul. "Diana" é uma das mais vendidas da época na história da música (no Brasil também fez sucesso a versão em português cantada por Carlos Gonzaga).

Ele seguiu com quatro músicas que chegaram às top 20 de 1958, fazendo-o o maior ídolo dos adolescentes da época. Ele fêz turnês no Reino Unido e depois, com Buddy Holly, na Austrália. Seu talento foi além, escrevendo "It Doesn't Matter Anymore", um grande sucesso de Buddy Holly; o tema do "Tonight Show" de Johnny Carson (na época); o maior sucesso de Tom Jones, "She's "A Lady"; e "My Way", cantado por Elvis Presley e Frank Sinatra, entre outros. Nos anos 60, Anka começou a atuar em filmes, assim como escrevendo músicas para eles, mais notavelmente o tema de "The Longest Day". Ele se tornou um dos primeiros cantores de pop a se apresentar nos cassinos de Las Vegas, e permanece na ativa até os dias de hoje. Apenas um lembrete, ao gravar as músicas deste CD, não esqueça de eliminar os intervalos entre as faixas, pois se trata de gravação ao vivo. Confira:

01 - Abertura
..... Anchors aweigh
..... (C.Zimmerman - A.H.Miles - D.Savano - G.D.Lottman)
..... Sing sing sing
..... (Louis Prima)
02 - You made me love you
..... (J.V.Monaco - J.McCarthy)
03 - (All of a sudden) My heart sings
..... (Rome - Jambain - Herpin)
04 - One for my baby
..... (H. Arlen - J. Mercer - Palabras especiais: Noel Sherman)
05 - Swanee
..... (G.Gershwin - I.Caesar)
06 - I can´t give you anything but love
..... (D. Fields - J.McHugh)
07 - I'm a do-it-yourself type song man
..... (N.Sherman - J.Sherman)
..... Diana
..... (Paul Anka)
..... Put your read on my shoulder
..... (Paul Anka)
..... Your are mu destiny
..... (Paul Anka)
..... Lonely boy
..... (Paul Anka)
..... It´s time to cry
..... (Paul Anka)
..... Saudação: - Anchors Aweigh
08 - Hello young lovers
..... (Rodgers - Hammerstein)
09 - My home town
..... (Paul Anka)
10 - Down the riverside
..... (Dazz Jordan)
..... Saudação: - Anchors aweigh

FICHA TÉCNICA

Pianista-regente – Bob Alberti
Baterista - Bob Malloy
Engenheiro de gravação - Phil Macy
Supervisor de gravação - Sid Feller
Capa - Viceroy
Foto - Gary Wagner

5 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/lKgjxvve/214_-_PAAT.html

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, sou eu de novo o q restaurou sua capa, eu tenho esse disco em estereo, sequiser posso enviar pra vc postar ai, é dizer q eu faço questão d ete enviar ok? lembra qdo vc me arrumou o compacto do Reginaldo Rossi? por isso mesmo sempre q precisar estou aqui, sou muito amigo do tangerino, e fiquei sabendo q vc esteve na ultima feirinha de discos, quero ter o prazer de conhece-lo pessoalmente..grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ficarei agradecido se puder fornecer o álbum em estereo. O meu disco é o original da época. Se não for abuso, eu gostaria de receber e postar as imagens da capa e contracapa. Muito obrigado, desde já.
      Acredito que já comprei discos do Tangerino no Mercado Livre, pois comecei a receber os convites esporádicos da Feira do Vinil. Não o conheço pessoalmente. Nem sei como é. Agradeço, mais uma vez, pela sua atenção.

      Abraços

      Excluir
  3. Boa noite. Estou a procura do CD Anka at the copa.
    Alguem sabe indicar algum local onde o mesmo esteja a venda ?

    Se possivel me informar por email : fixbh@hotmail.com

    Desde já , agradeço.

    Anderson

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse disco em vinil. Novinho caso interesse entrar em contato com BARBOSA em AMERICANA SP 019 9 96628190

    ResponderExcluir