Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

Toquinho - Acuarela (Single espanhol - 1983)

Disco espanhol traz duas músicas compostas em parceria com Vinicius de Moraes

Sempre quando ouço "Aquarela", eu me lembro de um belíssimo comercial da Faber Castell, e a partir daí tornou-se a minha preferida da vasta obra do Toquinho, um dos melhores violonistas do Brasil. Este compacto simples, lançado pela Ariola na Espanha em 1983, nos oferece a possibilidade de ouvir a bonita versão em espanhol de Aquarela, que nada fica a dever em relação a original brasileira, e também de conferir seu talento como violonista. Ambas as canções foram compostas pelo artista em parceria com o poeta Vinicius de Moraes (19/10/1913 — 09/07/1980). Aquarela também ganhou uma versão em italiano.

Nascido em São Paulo em 6 de julho de 1946, Antonio Pecci Filho, seu verdadeiro nome, ganhou o apelido de Toquinho devido a mãe, que o chamava por "meu toquinho de gente". Começou cedo a se interessar pelo violão. Aos 14 anos já tinha aulas com seu principal mestre, Paulinho Nogueira (08/10/1929 — 02/08/2003). Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio, orquestração com Léo Peracchi (30/9/1911 - 16/01/1993) e Oscar Castro Neves (15/05/1940). Toquinho começou a se apresentar em colégios e faculdades e profissionalizando-se nos anos sessenta, em shows promovidos pelo radialista Walter Silva no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua segunda canção a ser gravada, Lua cheia. Em 1969 acompanha Chico à Itália, pais onde até hoje se apresenta regularmente.

Em 1970, compôs, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, "Que Maravilha". Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convida para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar 10 anos. Aquarela é o principal destaque entre as dezenas de composições firmadas pela dupla. , 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destaca-se a canção Aquarela. Toquinho continua em plena atividade. Recentemente a Lumiar Editora lançou um livro com suas cifras e partituras, idealizado e produzido por Bruno De La Rosa, dando sequência à coleção Songbook, criada pelo fundador e ex-presidente da Lumiar Discos & Editora, Almir Chediak. Confira a postagem:

01 - Acuarela (Aquarela)
..... (M.Fabrizio - Toquinho - G. Morra - Vinicius de Moraes - vs: Maurizio Fabrizio)
02 - O bem amado
..... (Toquinho - Vinicius de Moraes)

Um comentário: